Educação

Parnarama realiza Desfile Cívico simbólico e hasteamento das bandeiras em Ato Cívico alusivo ao 07 de Setembro

A Prefeitura Municipal de Parnarama por meio da Secretaria de Educação – SEMED, realizou na manhã desta terça-feira, o Desfile Cívico de 07 de Setembro em comemoração a Independência do Brasil.

O desfile cívico deste ano foi simbólico devido aos cumprimentos dos protocolos de prevenção contra Covid-19 do Ministério da Saúde. Mesmo ainda não podendo realizar o tradicional desfile com a participação das escolas públicas e privadas, a Secretária de Educação Gábia Silveira, em seu discurso falou que não poderia deixar de pelo menos realizar um desfile simbólico, e por isso, convidou a Banda Musical da cidade para que fizerem um percurso pelas principais ruas do centro da cidade, finalizando em frente à prefeitura com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos do Brasil, da Independência e do município.

A comemoração alusiva à Independência do Brasil este ano contou com a participação de diversos professores, supervisores e diretores da secretaria de educação, além dos alunos que compõem a Banda Musical e autoridades políticas locais, como: Prefeito Raimundo Silveira, o Presidente do Legislativo de Parnarama Antonio José do Mestre que estava acompanhado dos seus colegas vereadores: Miguel do Tiririca, César Augusto, Filho do Franco e Diana Silva e alguns secretários, Jackson Feitosa do Meio Ambiente, Márcia Silveira da Saúde, Maciel André Chefe de Gabinete.

O tema abordado nesse ano foi: #Vida sim, Suicídio Não! Devido a Campanha do Setembro Amarelo que trata da Prevenção ao suicídio.

De acordo com a Secretária de Educação Gábia Silveira, “essa foi mais uma maneira de ampliarmos a conscientização de nossos Parnaramenses desse grande problema na saúde pública mundial, segundo dados de 2020, a maioria dos suicídios acometidos foram por pessoas jovens”, disse a secretária.

Sobre a campanha Setembro Amarelo!

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, participam da campanha.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

Faça parte desta causa! E não se esqueça:

Fotos: ASCOM