Interesse público

Secretaria da Mulher e Delegacia de Polícia Civil inauguram a SALA LILÁS em Parnarama

Uma ação conjunta entre a SEMUP – Secretaria da Mulher e Delegacia de Polícia Civil, juntas entregaram na manhã desta  quarta-feira (24), um local adequado e que acolherá as vítimas de violência em espaço diferenciado, a SALA LILÁS.

Com a presença do Prefeito Raimundo Silveira, foi entregue a SALA LILÁS, um espaço, na delegacia, com atendimento destinado única e exclusivamente às mulheres vítimas de violência doméstica ou discriminação de gênero com atendimento especializado e humanizado.

A Sala LILÁS é um espaço de acolhimento e garantia de direitos para as mulheres vítimas de violência doméstica em Parnarama – MA.

As profissionais que atuarão no setor serão capacitadas, enquanto a articulação em rede e monitoramento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher caberá à Secretaria da Mulher do município.

“É um marco no município: atendimento à mulher que é vítima de violência doméstica por profissionais mulheres capacitadas em uma estrutura preparada para em primeiro lugar acolher, e em seguida prover as necessidades desta mulher que está vulnerável”, disse a secretária e primeira Dama Girlene Costa, que também reforçou que o município já conta com outros equipamentos de atenção à mulher, e destacou a Central de Artesanato, o Projeto Quem Ama Cuida, o Projeto Fit, Município com Selo da Mulher, o veículo da SEMUP entre outros.

“É uma alegria muito grande que possamos colaborar no combate a violência contra a mulher em Parnarama, e, consequentemente, no país. Porque além de todo o atendimento emergencial à mulher que sofre violência, este espaço também será a porta de entrada de muitas dessas mulheres aos programas do município e assim há a possibilidade de empoderamento”, comentou o prefeito Raimundo Silveira, ao parabenizar as mulheres presentes e também da sociedade civil organizada pela conquista.

Estavam presentes, além do Prefeito Raimundo Silveira, acopanhado da Primeira Dama Girlene Soares, da Delegada Titular de Polícia Civil de Parnarama Dr.ª Rosalina de Moura, do Defensor Público Estadual Dr.º Gustavo de Melo Lima, do Secretário Judicial Dr.º Evilanio Andrade que no ato estava representando a Juíza Dr.ª Sheila Cunha, da Chefe Dep. de Monitoramento e Avaliação no Enfrentamento a Violência Contra a Mulher senhora Madalena Veiga além de vários secretários municipais e de membros das equipes da Saúde e da Mulher, Policiais Civis, Conselho Municipal da Mulher,

“Esse espaço é uma garantia de direitos. Uma iniciativa direta do município as reivindicações das mulheres organizadas em associações, movimentos e coletivos de nossa cidade”.

A Sala Lilás fica localizada no prédio da Delegacia de Polícia Civil de Parnarama, situada na Avenida Araioses, no centro do município.

Fotos: ASCOM

Mais em Interesse público